Prezados Amigos dedicados ao estudo do STRESS 

 

É inimaginável o stress que a Pandemia da COVID-19 criou em todo os seres humanos universalmente.  A angústia, a depressão, até o pânico, deixaram um lastro de sofrimento substancial em milhares de pessoas. É a hora dos especialistas em stress mostrarem a utilidade de seu conhecimento. Quem trabalha com stress, quem estuda seus efeitos no físico e na mente está mais que ninguém capacitado a atuar na sociedade pós pandemia com eficácia e confiança de que seu conhecimento cientifico na área pode ser de enorme auxilio para minimizar o impacto negativo desta crise imponderável.

 

Mais do que nunca um congresso de stress se torna relevante porque nos dará a oportunidade de discutir, refletir e desenvolver uma compreensão mais profunda das implicações da violência que a epidemia de 2020 trouxe para a humanidade. O que os maiores especialistas em stress do Brasil e do mundo estão propondo para aliviar o sofrimento causado pelo isolamento prolongado, pelo medo de contaminação e da morte e pelo luto de tantos entes queridos que a COVID-19 exterminou, como uma foice que cortou tantas esperanças, tantos sonhos e que deixou sua marca para sempre na mente de todos nós?

 

O Instituto de Psicologia e Controle do Stress tem atuado intensamente na luta contra as consequências da pandemia de 2020, tanto em termos de treinamento para psicólogos que desejavam ajudar a comunidade de modo voluntario, como também oferecendo gratuitamente ajuda para aqueles que assolados pela depressão e ansiedade não tinham meios financeiros para obterem ajuda psicológica. Quase 500 pessoas foram atendidas gratuitamente pela equipe do IPCS durante a crise. E fica aqui nossos agradecimentos a este grupo especial de psicólogos da TCC que se empenharam nesta ação humanitária. Uma placa nas premissas do IPCS contém os nomes destes voluntários.

 

Uma outra frente do IPCS em prol do estudo sobre stress   é a realização do VII Congresso Brasileiro de Stress que será oferecido de 16 a 19 de setembro de 2021 on-line. A programação que havia sido divulgada em 2020, quando se tornou impossível realizar o congresso nos moldes programados, foi adaptada para contemplar a discussão de temas relacionados a pandemia e suas consequências, embora mantendo o eixo fundamental da discussão dos conceitos teórico-práticos do stress emocional. 

Além de conferencias teremos cursos especiais, webnários, temas livres e exposição de  pôsteres que oferecerão grandes conhecimentos para todos nós.  Outro ponto importante é a Certificação em Avaliação de Stress nas Empresas que será realizada no dia 19 em curso de 8 horas. Tudo on-line.

Mais uma vez, o prêmio Daniel Lipp será outorgado a empresa que apresentar o melhor case de programa de controle do stress e qualidade de vida. 

Vale lembrar a extraordinária oportunidade que este evento oferecerá para ampliar o contato profissional com pessoas renomadas na área.

 

Será um grande prazer tê-los conosco neste evento!

 

Um abraço amigo

Marilda Novaes Lipp , PhD

Diretora do IPCS

Presidente do Congresso